top of page
  • Foto do escritormayarasouzapsi

Sobre a ansiedade e seu tratamento.

A ansiedade é uma condição mental e emocional caracterizada por sentimentos intensos de preocupação, medo, inquietação e tensão. É uma resposta natural do corpo ao estresse, que então se prepara para lutar ou fugir, mas quando se torna excessivo e persistente, pode interferir significativamente na vida diária de uma pessoa.

Os sintomas comuns da ansiedade podem incluir preocupação excessiva, nervosismo, irritabilidade, dificuldade em relaxar, problemas de sono, tensão muscular, palpitações cardíacas, falta de ar, sudorese e dificuldade de concentração. Esses sintomas podem variar de pessoa para pessoa e podem ser desencadeados por diferentes situações ou estímulos.

O tratamento da ansiedade pode incluir análise ou psicoterapia e/ou uso de medicamentos.

A psicanálise, oferece uma abordagem única para tratar a ansiedade. Nessa abordagem, uma das maneiras de se compreender a ansiedade, é vê-la como produto de um conflito interno.

Na psicanálise, a ansiedade é vista como uma resposta emocional a ameaças internas ou externas. Essas ameaças podem ser reais ou imaginárias e podem ser desencadeadas por situações cotidianas, memórias traumáticas ou conflitos não resolvidos do passado.

É comum que os gatilhos que desencadeiam a ansiedade não tragam riscos eminentes à vida do paciente, então qual seria o motivo deste ter seu corpo preparado para lutar ou fugir? Assim, entendemos que a causa a ansiedade não é bem o gatilho, mas sim o que este representa.

O objetivo da psicanálise no tratamento da ansiedade é trazer à consciência os conteúdos que estão contribuindo para o desconforto emocional. Isso é feito através de uma técnica chamada "associação livre", em que o paciente é encorajado a falar livremente, sem censura, sobre seus pensamentos, sentimentos e memórias.

Ao explorar o material trazido à consciência, o psicanalista busca identificar os padrões recorrentes, os conflitos e os mecanismos de defesa que estão operando na mente do paciente. Isso ajuda a pessoa a ter insights sobre si mesmo e a compreender melhor as raízes de sua ansiedade.

Além da associação livre, a psicanálise também se utiliza de outras técnicas, como interpretação dos sonhos, análise dos lapsos de linguagem e análise da transferência.

A psicanálise busca promover uma transformação profunda, proporcionando uma maior autonomia emocional e uma capacidade de lidar com os desafios da vida a partir de outras saídas possíveis.

Se você ou alguém que você conhece está enfrentando ansiedade, é recomendável buscar ajuda de um profissional para uma avaliação e orientação recomendada.


bottom of page